top of page
  • Foto do escritorCentrípeta Filmes

Técnicas da Fisioterapia Respiratória



A fisioterapia respiratória busca auxiliar o paciente em tudo que está relacionado ao seu trato respiratório.E um fisioterapeuta especializado no tratamento respiratório, irá utilizar várias técnicas como por exemplo:

  • Higiene Brônquica

A higiene brônquica engloba um conjunto de técnicas, como pressão manual torácica, aspiração de vias aéreas superiores, facilitação da tosse e drenagem postural. Essa técnica visa prevenir complicações associadas, melhorar a respiração do paciente e promover a reexpansão pulmonar.


  • Incentivadores Respiratórios

O incentivador respiratório é um equipamento simples e portátil. Existem dois tipos: o de ação inspiratória e o de expiração. Ambos visam o fortalecimento da musculatura como também a mobilização de secreções.

  • Espirometría de Estímulos

Tem a finalidade de melhorar a capacidade inspiratória, para fazê-la é necessário o auxílio de um espirômetro. O espirômetro exerce a função de medir o volume do ar inspirado e expirado pelos pulmões. Na hora de realizar o procedimento, o paciente deve colocar seus lábios na abertura do espirômetro e inspirar o máximo que conseguir.

  • Exercícios Respiratórios

Os exercícios respiratórios, auxiliam no deslocamento de secreções, facilitando assim a sua eliminação, e auxiliando na troca de oxigênio, melhorando a mobilidade do diafragma do paciente.

  • Sopros

O sopro é um dos exercícios que mais ajudam a fortalecer a expiração, durante o procedimento o paciente irá inspirar profundamente e depois expirar com os lábios entreabertos, assim obstruindo a saída do ar. O exercício deve ser realizado de forma moderada, a fim de não causar possíveis enjoos no paciente.

  • Tosse Assistida

Nessa técnica, é recomendado ao paciente fazer uma inspiração bem profunda, em seguida soprar e parar, o procedimento deve ser realizado em série. A sua finalidade é gerar uma tosse que tenha resultados eficazes no que diz respeito e expectoração.

  • Respiração pelo diafragma

Na respiração pelo diafragma, o principal objetivo é fortalecer a base dos pulmões. Durante o procedimento o paciente deve ficar sentado, com o tronco inclinado, apoiando bem a cabeça e as costas, dobrando os joelhos, com o abdômen relaxado e a mão apoiada sobre o mesmo. Nessa postura, agora o paciente irá tentar controlar os movimentos respiratórios.


A fisioterapia respiratória é muito ampla, e serve para várias situações e faixas etárias. Tem sido de grande ajuda para muitas pessoas, pois auxilia o paciente, de forma não invasiva, na recuperação da sua capacidade respiratória.


Agende uma consulta aqui na Fisiomed!



17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page