top of page
  • Foto do escritorCentrípeta Filmes

Lesões da Medula Espinhal e das Vértebras: Fisioterapia Neurológica



A medula espinhal é uma delicada estrutura localizada no interior da coluna vertebral, que faz parte do sistema nervoso central. Composta por membranas, feixes de neurônios, fibras de axônio e líquido cefalorraquidiano, é a medula espinhal que faz a conexão entre o bulbo e o cérebro e o restante do corpo do paciente.


A lesão medular espinhal se refere a uma lesão nos elementos neurais da medula espinhal. Essa lesão pode desencadear diversos graus de déficits sensório-motores, disfunção autonômica e esfincteriana, podendo ser temporária ou permanente e afetando de forma completa ou incompleta. De modo geral, os tipos de lesão na medula espinhal são classificados de acordo com quão afetada foi a medula espinhal do paciente. É importante ressaltar que, dependendo do tipo de lesão e da localização, o organismo pode ser afetado de diferentes formas.


  • Se o paciente sofrer uma lesão na medula espinhal cervical, por exemplo, ele será afetado do pescoço para baixo, o que pode resultar em paraplegia, por exemplo.

  • Já uma lesão na medula espinhal sacral, localizada na região do osso sacro, ao final da coluna, pode trazer problemas relacionados ao controle das necessidades básicas, como urinar e eliminar fezes, além de disfunções sexuais.

  • Uma lesão na medula espinhal completa quer dizer que a medula espinhal do paciente foi realmente afetada e agora não há mais qualquer tipo de comunicação entre o cérebro e corpo, e vice-versa, a partir do ponto onde a lesão se encontra.

  • Já uma lesão na medula espinhal incompleta significa que ainda há certa comunicação e o que o paciente consegue ou não fazer depende de qual área da medula espinhal permanece ativa.

  • Por isso, existem diferentes classificações tanto para a paraplegia quanto para a tetraplegia, de acordo com os sintomas que o paciente apresenta e seus níveis de sensibilidade nos membros.


E para ajudar esses casos, existe a Fisioterapia Neurológica. Ela consiste em habilitar os indivíduos com lesões no sistema nervoso a desempenhar suas atividades da vida diária da melhor forma possível. O objetivo do fisioterapeuta neurológico é propiciar a todos — paciente e família — uma vida com mais autonomia e bem-estar, já que busca desenvolver o máximo de funcionalidade e independência da pessoa afetada.


Agende uma consulta aqui na Fisiomed!



88 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page