top of page
  • Foto do escritorCentrípeta Filmes

Fonoaudiologia Para Idosos: Saiba Quais São os Benefícios!



A terceira idade é uma fase da vida que exige algumas adaptações e nem sempre é fácil aceitar as limitações trazidas pelo envelhecimento. Em decorrência da idade, o organismo do idoso torna-se mais suscetível a doenças que afetam diversos sistemas, esses quadros clínicos podem causar alterações na competência comunicativa, reduzindo a funcionalidade e independência do idoso. Apesar disso, existem vários suportes para tornar o processo mais leve e garantir o bem-estar do paciente: a fonoaudiologia é uma delas.


O envelhecimento natural pode trazer alguns impactos não apenas na fala e na audição, mas também na mastigação, na deglutição e até mesmo na respiração, o que pode acarretar outros problemas para os idosos. O profissional de fonoaudiologia torna-se fundamental para prevenir, amenizar e reverter patologias que impeçam o paciente de exercer a comunicação de forma plena (voz e audição) ou que prejudiquem sua deglutição, respiração e mastigação.


Veja, a seguir, alguns dos benefício:


Tratamento de problemas com deglutição:

Com o envelhecimento, podem surgir dificuldades para a pessoa engolir alimentos, bebidas ou, até mesmo, a própria saliva. A fonoaudiologia ajuda o idoso a melhorar a deglutição, a mastigação e a respiração, reduzindo a frequência de engasgos. Para isso, são realizados exercícios que melhoram a atividade mandibular.


Fortalecimento das cordas vocais:

Em idosos, há uma tendência para a perda da elasticidade dos músculos da laringe, que ficam fracos, impactando na voz e fala. Portanto, a qualidade da voz também vai ficando prejudicada. Por meio da terapia fonoaudiológica, é possível uma recuperação e melhora na estabilidade e qualidade vocal, por meio de exercícios específicos para o fortalecimento da região.


Estímulo para a capacidade cognitiva:

A fonoaudiologia na terceira idade também vai contribuir para um ponto muito importante nessa fase da vida: a capacidade cognitiva. Estimular a memória em idosos é essencial para garantir a qualidade de vida a partir de uma rotina com mais autonomia e bem-estar.


Agende uma consulta!


22 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page