top of page
  • Foto do escritorCentrípeta Filmes

Efeitos da Fisioterapia em Crianças Autistas



A princípio quando pensamos no tratamento de crianças com autismo, não imaginamos o quanto o fisioterapeuta pode ajudar, porém o tratamento do autismo é multidisciplinar e envolve uma equipe de especialistas. No caso do fisioterapeuta, o seu papel contribui muito na evolução do quadro clínico dessas crianças.


Alguns pacientes com autismo possuem um atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, o que faz com que se torne necessário um fisioterapeuta acompanhá-lo. Em um primeiro momento a fisioterapia irá auxiliar a criança a desenvolver habilidades motoras, por meio de atividades que envolvam funções básicas, ou seja, a criança vai aprender a ficar em pé, engatinhar, rolar e coisas do gênero. Nesse momento cabe ao fisioterapeuta ensinar aos pais essas atividades, para que eles possam realizá-las com os pacientes em suas casas.


À medida que o tratamento vai progredindo, os benefícios para o paciente são:

  • Adquirir independência nas atividades do dia a dia;

  • Ter uma melhora na coordenação;

  • Autocontrole ao se locomover;

  • Melhorar a qualidade de vida.

A técnica de Bobath, foi desenvolvida para o tratamento de derrames cerebrais e paralisias infantis porém se mostrou eficaz no tratamento do TEA (transtorno do espectro autista). O tratamento irá auxiliar a criança a ter um melhor entendimento corpóreo , o que, por sua vez, promove uma melhora na coordenação motora.


Caso seja responsável por uma criança com TEA, busque esse acompanhamento, entre em contato conosco.


Agende uma consulta aqui na Fisiomed!




31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page